sexta-feira, março 31, 2006

Análise 1 : Esportes

Escolhi uma notícia da editoria de esportes, publicada na sexta-feira, dia 31 de março de 2006.

Folha Online: Telê Santana continua internado em estado grave A notícia se encontra no bloco de notícias normal, sem muito destaque, apenas com a chamada do título, marcando o link para nota da notícia. Na notícia da Folha, publicada às 15h13, ela não se preocupa além de dar os tópicos principais da notícia, informando o estado em que Telê Santana se encontra. Como já é costumeiro, a janela de publicidade confunde o leitor, colocada quase no mesmo bloco do texto da notícia. Como fonte, a própria Folha está creditada. Para enriquecer um pouco o texto, é colocado uma breve retrospectiva da carreira do treinador, informando um pouco de seu trabalho e das razões que ele foi internado. Uma notícia simples, com o necessário a informar, mas deveras burocrática e desinteressante.

Ig / Último Segundo: Telê Santana - Depois de voltar a alimentar-se, ex-técnico apresenta melhora O site que dá mais destaque à notícia. Localizada no bloco principal de notícias, logo à direita da foto de destaque e da manchete principal, ela conta com uma chamada com o nome do técnico e também com uma linha de apoio, informando o essencial da notícia - no caso, a melhora dele - e linkando para a notícia completa. Retirada da agência Lancepress e publicada às 15:52, a notícia documenta a melhora do treinador, mesmo estando na UTI do hospital ainda. Ela apresenta um pequeno depoimento médico na linha de apoio, dando um pouco de credibilidade à nota. Talvez a mais objetiva das quatro abordagens, ela simplesmente serve a informar a situação do treinador, apenas com uma linha de apoio complementando o título já bastante explicativo e mais algumas informações referentes à condição de saúde. Bem direta, mas faltando alguma coisa.

Terra Esportes: Telê já se alimenta por sonda A chamada para a notícia, assim como a da Folha, não está muito destacada. Apenas sinalizada pelo título de chamada com o link, ela fica num bloco de notícias situado logo abaixo da segunda notícia principal. Publicada às 13h23, a notícia é a mais bem-estruturada das quatro, contando com uma boa explicação e dando os dados necessários para a compreensão rápida da notícia, logo em seu primeiro parágrafo. Ela reproduz parte do boletim médico informado a respeito de Telê Santana, dando uma fonte concreta sobre a situação do paciente. A linguagem do trecho é um pouco complicada, presa a termos médicos, o que dificulta um pouco a compreensão do que está sendo explicado. No complemento da notícia, um pequeno parágrafo falando um pouco sobre o seu trabalho, assim como foi feito no site da Folha.

Globo Esportes: Telê recebe alimentação por sonda Também não está numa posição mais privilegiada, se encontrando na janela de "ultimas notícias" da página, na parte de baixo da página, apenas com o título com o link para a notícia. Publicada às 18h11, também não apresenta nenhum grande atrativo, apenas reproduzindo o que já fora publicado nos outros sites (a fonte é citada como "das agências de notícias"), o que explica o atraso dela em relação às outros sites. Assim como no Ig, ela não se preocupa em dar nenhuma explicação, apenas falando sobre o laudo médico e sobre a situação atual de Telê Santana. Pode ser um pouco confuso para quem não sabia da notícia antes. Visualmente, a notícia é bem desagradável, com blocos pesados de texto e nenhuma figura mais ilustrativa, dando uma aparência pesada à página.

O curioso em relação às notícias foram algumas divergências entre as informações dadas e os horários em que elas foram publicadas. O boletim informando a condição de Telê Santana foi publicado no final da manhã de sexta. Três dos quatro sites informam sobre a melhora do quadro de saúde, enquanto a Folha toma uma posição mais sóbria e não menciona o fato de que Telê Santana voltou a se alimentar. É um tanto curioso, mas é interessante informar.